6 de junho de 2012

Aprender a Ensinar - Richard Arends

Agora voltei a ter tempo para ler mas, como ainda não me consigo abstrair das "obrigações" de estudante, as leituras ainda se concentram em temas muito específicos e levam-me de encontro a grandes descobertas...

"Conjunto de compromissos que as professoras do sexo feminino de determinada comunidade da Carolina do Norte tinham que assinar, ainda no final dos anos 20:

Comprometo-me a dedicar-me totalmente à escola, oferecendo o meu tempo, serviço e dinheiro, sem quaisquer restrições, em apoio e para benefício da comunidade.
Comprometo-me a abster-me de dançar, vestir de forma ostentatória, bem como de qualquer outra conduta imprópria de uma professora e de uma senhora de bem.
Comprometo-me a não sair com nenhum homem, excepto se tal for necessário para apoiar o trabalho da escola.
Comprometo-me a não me apaixonar, ficar noiva ou contrair matrimónio secretamente.
Comprometo-me a permanecer na camarata ou nas instalações escolares, excepto quando o trabalho escolar ou da igreja não o permitam.
Comprometo-me a não encorajar ou tolerar a menor familiaridade da parte de qualquer dos meus alunos do sexo masculino.
Comprometo-me a dormir oito horas por noite, a alimentar-me adequadamente… (Brenton, 1970, p.74)."

1 comentário:

Filipa disse...

Achas que esta entrada merece algum comentário digno e pouco ofensivo? :O