6 de julho de 2011

Prova de Português 2011

Quem diria que eu, passados 5 anos de acabar a bela da licenciatura em Matemática, me veria obrigada a realizar uma prova de Português...

Pois é, não sei o que me passou pela massa cinzenta, que julgo ter, para me candidatar a um Mestrado em Ensino (agora é que me deu para ser senhora professora) mas a verdade é que o fiz e, no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, um dos pré-requisitos é a prova de Português.

O título do texto que deveriamos interpretar e no qual se baseava o resumo que tinhamos que fazer era bastante actual: "Sem Emprego" (adaptado de uma das partes do livro No Logo de Naomi Klein) e, confesso, nos primeiros cinco minutos despertou-me instintos selvagens... Imaginei que era um gazela e o exame só podia ser o leão a correr atrás de mim :)
Tive que arranjar uma estratégia de fuga adequada e sobrevivi!

A interpretação do texto obrigou-me a ler alguns parágrafos pelo menos umas 10 vezes, com perguntas tipo "explique a diferença, segundo o texto, entre...". Mas ficou feita, com aquela sensação ruim de incerteza ("será que é isto que querem?") e de frustração ("se fosse Matemática já sabia se estava certo ou não").

O texto argumentativo de cerca de 500 palavras sobre o tema "A liberdade sem opções é uma prenda do diabo" (das duas alternativas que tinhamos pareceu-me a menos má) não passou das 350, apesar de ter princípio meio e fim.

O resumo que me pareceu sempre aquela que seria a parte mais difícil (talvez porque sempre odiei resumos e nunca me entendi com eles) ficou feito logo à primeira e em modo Speedy Gonzales, até me surpreendi a mim mesma.

Para terminar, deparei-me com um daqueles desafios que não lembram a ninguém, na parte que eu julguei que seria a mais fácil... Tinha que escolher um livro que tivesse lido, que não constasse de nenhuma biografia do meu curso, para indicar o autor, o título, o assunto e dar uma opinião sobre o mesmo MAS... Porque é que nestas alturas há sempre um "MAS"!? Tinhamos que escolher um livro sobre As condições de vida e condições de trabalho ou A "invenção" da História de Portugal na literatura. Devem achar que quando saio do trabalho ainda tenho pachorra para ler livros de elevado conteúdo intelectual...

Mal ou bem, ficou tudo feito, agora resta-me esperar, lá para dia 20 de Julho saem os resultados :p

Sem comentários: